Uma seleção de artistas foda que você precisa conhecer
Edição n° 15 | Arte, poesia, música e quadrinhos. Nossa news está servindo cultura hoje, vem descentralizar!
Olá, querido(a) leitor(a)? Quem tá te escrevendo hoje é Anna Beatriz. Eu já dei as caras por aqui antes, na edição n° 6, lembra? Voltei pra te mostrar o que a galera da RV andou produzindo na área cultural. Bora conferir?
Também temos podcast comemorando marca centenária, muitas dicas e oportunidades pra você se inscrever já.
RV TÁ ON
O que tem tocado na sua playlist? Na minha, os sambas de enredo dominam a parada, mas estou sempre aberta a conhecer novos artistas. O nosso colega Leonardo Catto se encantou com as músicas de uma cantora lá de Belo Horizonte, mas foi uma surpresa para ele saber que elas estão inseridas no gênero Gospel, pois vão muito além dos clichês cristãos. Dá uma olhada no papo que ele bateu com a cantora Talita Barreto no seu canal do Youtube, o Sapato Velho, para entender o processo criativo, e como ela enxerga o mundo e a carreira.
Falando em Minas Gerais, Nina Rocha fez uma esquina para a Revista Piauí sobre o DJ que animou os jogos do Atlético-MG quando não era permitido torcida nos estádios devido a pandemia.
O jornalista Rafael Rocha elencou 40 autores mineiros que vale a pena ler. Já adianto que uma das minhas favoritas foi citada, e eu recomendo demais que você leia Conceição Evaristo. Confere lá os outros nomes que ele selecionou.
E poesia? Você curte? Pois, a Erika Muniz entrevistou a poeta pernambucana Adelaide Ivánova para a Revista Continente. Amor e a política são temas muito presentes na obra dessa autora que está lançando este ano o seu quinto livro. Erradicada na Alemanha, ela conversou com Erika por vídeo e falou muito de política, claro!, reflexões em relação ao trabalho e poesia. Imperdível!
Outra artista interessantíssima é Zélia Amador. Nascida na Ilha do Marajó, ela é educadora, artista, ativista do movimento negro, referência no debate a respeito da implementação de cotas nas universidades e uma importante intelectual brasileira. Aos 9 anos, foi impedida de participar de uma apresentação escolar por ser negra. Mas nunca abandonou a arte e acabou se apaixonando pelo teatro que ela acredita ser uma importante ferramenta de autoconhecimento. Ariel Bentes escreveu sobre ela para a agência Amazônia Real e falou também sobre o documentário que conta a sua trajetória.
É O PIPOCO!
Se você está em dia com a nossa newsletter, viu que na última edição falamos sobre diversificar as pautas e até demos dica de como abordar alguns assuntos. O podcast Vida de Jornalista lançou esta semana seu episódio n° 100 e Rodrigo Alves conversou com mais 12 pessoas sobre os caminhos para a diversidade de raça, gênero, território e inclusão no jornalismo brasileiro. Entre os convidados estão a Gessika Costa que brilhou na última news com um apanhado de guias para cobrir diversos temas e a nossa chefa Joana Suarez.
Quem também brilhou demais foram os quadrinistas da RV Pablito Aguiar e Gabriela Güllich. Eles estão tendo suas ilustrações expostas na Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural. Uma mostra virtual totalmente gratuita que apresenta trabalhos de artistas independentes das cinco regiões do país. As HQs do Pablo e da Gabi ficarão no ar até o final de outubro.
ZAPEANDO
Hoje é o último dia para se candidatar a uma vaga de editor no InfoAmazônia. Eles estão à procura de um profissional experiente que possa auxiliar no processo de definição de pautas, acompanhar e auxiliar os repórteres, entre outras atividades. O trabalho é remoto. Mais informações neste link.
A Conferência Brasileira de Dados (Coda) 2021 acontecerá entre os dias 8 e 13 de novembro. Assim como em 2020, a edição deste ano será online. O evento não é totalmente gratuito, apenas algumas mesas e a premiação são abertas. Porém, eu te explico como conseguir uma bolsa para acompanhar tudo. A primeira dica é pela própria Escola de Dados, instituição que organiza o congresso. Visando um público mais diverso, eles disponibilizaram mais de 200 bolsas para o evento. Saiba mais sobre como aplicar aqui. O prazo é 1/11. Estudantes de jornalismo do Nordeste podem tentar através da newsletter Catolé que está oferecendo mais 8 bolsas. Mas ó, fica ligado, pois só estão aceitando inscrições até amanhã, 27/10.
Ainda na mesma temática, uma chance para jornalistas e comunicadores de Pernambuco que desejam trabalhar com visualização de dados, segurança pública e violência armada. Cinco contemplados receberão bolsas de 1,5 mil reais para desenvolver produções jornalísticas. A iniciativa é uma realização da parceria entre o Instituto Fogo Cruzado, a Marco Zero Conteúdo, a Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Fundação Friedrich Ebert Brasil (FES) que vão ajudar os selecionados com oficinas e mentorias.
Para encerrar, um curso de escrita 0800 pra quem ama gastronomia proporcionado pelo Itaú Cultural. Você pode fazer quando quiser e ainda recebe um certificado após a conclusão.
Espero que tenha gostado desta edição e que aproveite as oportunidades. Até a próxima ;)
E se ficou com alguma dúvida ou deseja mandar um feedback, basta responder esse e-mail.
Abraços, Anna!
Para conferir nossas edições anteriores, clique aqui.
Siga a gente no Instagram e no LinkedIn.
Recebeu esse material de alguém? Assine a newsletter e amplie o olhar e a pauta pelo mapa brasileiro com os jornalistas da RV.