Tem interesse em conhecer os bastidores de uma reportagem? A gente te conta
Edição n. 6 | Brota que hoje tem construção de matéria longa e especial, podcast, Olimpíadas (ainda?), indicação de jornalismo cultural, religioso e outras cositas.
E aí, beleza? Está saindo do forno a sexta edição da Descentraliza (já passamos de um mês desse projeto!) Se você chegou agora, seja bem-vindo/a! Pega aquele cafezinho, que eu vou te contar, como de costume, o que a galera da Redação Virtual andou fazendo nos últimos dias. Tem pautas sobre ataque de tubarões, participação recorde de atletas LGBTQIA+ nos jogos olímpicos e mais. Aqui, você se liga nas dicas jornalísticas, enquanto passeia pelo Brasil e Descentraliza, então, vem comigo! Ah, eu me chamo Anna Beatriz Lima, sou jornalista e escrevo do Rio de Janeiro.
RV TÁ ON
Você também é inimigo do fim? Eu sou muito. As Olimpíadas já terminaram mas, enquanto os Jogos Paralímpicos não começam, o tema segue rendendo. Por isso, trouxe uma reportagem da estudante de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Caroline Guarnieri, para a UFRGS TV, sobre a participação recorde de atletas LGBTQIA+ nas Olimpíadas de Tóquio. Ela trocou uma ideia com o professor Eric Seger e com os atletas Douglas Souza, Isadora Cerullo e Ian Matos sobre o que isso significa para o esporte, como o mundo esportivo recebe essa comunidade e como usar o esporte como forma de combater preconceitos. O papo tá milhões!
Se você curte ouvir um bom episódio em áudio durante uma corrida (use máscara!), um rolé de bike (de máscara, por favor!) ou enquanto lava uma louça mesmo, o curitibano Mauricio Geronasso do podcast Por falar em correr bateu um papo com o Rodrigo Alves, do Vida de Jornalista sobre jornalismo, e também coberturas olímpicas. Rodrigo esteve nas edições de Londres 2012 e Rio 2016, e tem história pra contar. Vai lá ouvir!
Não sei se tu percebeu, mas o pessoal da RV bate ponto no Tab Uol. Lá é um ótimo lugar para sugerir pautas sobre temas diversos e não importa de qual lugar do Brasil você escreve. Já demos essa dica aqui.
A nossa colega Amanda Calazans fez uma reportagem para eles super sensível e tocante. Em "Vozes do Isolamento", ela conta histórias de pacientes de longa permanência de um hospital psiquiátrico em Anápolis (GO). As fotos são espetaculares, mas não vou dar spoiler não. Tu tem que clicar pra ver.
OFF | A reportagem teve mentoria da nossa chefa Joana Suarez no começo da produção, antes de ser sugerida pro Tab. Amanda contou que levou 5 meses para concluir essa matéria. O tema surgiu a partir de um vídeo do natal dos pacientes que ela viu no Whatsapp da mãe. As visitas à chácara começaram em fevereiro e a negociação da pauta só rolou em junho. Uma reportagem com esse grau de sensibilidade leva tempo. Ela nos disse que amadureceu como repórter durante o processo e aprendeu a ser mais ativa, a observar com atenção o ambiente, como abordar pacientes psiquiátricos e até a escrever melhor. A jornalista torce para que seu texto inspire mudanças necessárias e melhore a vida dos pacientes.
Ainda no Uol Tab, a repórter recifense Alice de Souza contou nesta matéria como ataques de tubarões se tornaram uma atração turística em Pernambuco e os reflexos disso na vida das pessoas que trabalham nas praias.
É O PIPOCO!
A galera da Redação Virtual é fera demais e tem sempre um projeto novo pra gente acompanhar. O Contralto é um projeto de jornalismo cultural independente que coloca em foco a arte feminina. O conteúdo é totalmente produzido por mulheres de todas as regiões do Brasil. A Karen Ramos, nossa colega de São Paulo, é uma das colaboradoras. Dá uma olhada no insta delas, que trabalho lindo!
E por acaso tem alguém aí pensando em uma pauta que envolve religião? Agora, o Marcos André Lessa, do Rio de Janeiro, é editor-executivo (chique, né?) do Bereia, um coletivo de checagem especializado no tema. Eles analisam veículos de mídia e personalidades religiosas. Marcos pode te ajudar com informações e indicações de fontes.
ZAPEANDO
Estamos entrando na metade final de agosto e eu separei 3 oportunidades pra você aproveitar já. Se liga:
Estão abertas as inscrições para o curso Jornalismo Local 2021: práticas, técnicas e sustentabilidade promovido pela Abraji. O curso é totalmente online e as aulas começam no dia 6 de Setembro. Ah, é 0800, viu? Não dá pra perder! Inscrições até 31 de Agosto.
Um dos pilares da Redação Virtual é a colaboração entre colegas. E essa dica é para as mulheres que desejam trabalhar juntas: A organização Chicas Poderosas oferece 5 bolsas de $1.000 por equipe para grupos de mulheres e pessoas LGBTQIA+ que desejam contar histórias sobre como o aumento das tarefas de cuidado impactou a vida das mulheres brasileiras durante a pandemia. Forma sua equipe e se inscreve. Elas vão receber propostas até 24 de Agosto. Ó, a mulherada da RV já começou a se organizar pra tentar uma bolsa.
O Instituto Serrapilheira e a Fundação Gabo estão lançando um programa para estimular o jornalismo de ciência. Além de oferecer 16 bolsas para a criação de projetos jornalísticos, a parceria entre as duas instituições tem como objetivo ajudar na formação e desenvolvimento de profissionais interessados na cobertura de temas científicos. Inscrições até 6 de Setembro. Para saber mais, clica aqui.
E se você está vendo essa curadoria na terça-feira mesmo, dia 17 de agosto, se liga que hoje de noite tem JornalistaPalooza, festa live de comemoração dos 3 aninhos do podcast mais aula de jornalismo brasileiro que existe, o Vida de Jornalista, com o grande Rodrigo Alves, parceiro da RV!
Por hoje é só. Semana que vem tem mais. Está curtindo a nossa newsletter? Tem alguma sugestão ou gostaria de deixar um feedback? É só responder este e-mail.
Bom, eu estou adorando fazer parte desse grupo e foi um prazer escrever para você hoje. Se quiser trocar uma ideia ou jogar conversa fora, pode me procurar no Twitter ou no Instagram. Abraços, Anna ;)
Recebeu esse material de alguém? Assine a newsletter e receba uma seleção de conteúdos diversos da nossa Redação Virtual para ampliar o olhar e a pauta pelo mapa brasileiro.
Para conferir nossas edições anteriores, clique aqui.