Retrospect 2021: Três oficinas, cinco encontros virtuais, matéria colaborativa nacional e contando…
Edição Especial nº 22 | Somos mais de 300 pessoas na Redação Virtual produzindo pelo Brasil todo, e o que mais podemos fazer? Partiu 2022?
Opa, finalmente esse 2021 já tá chegando ao fim, hein? Por aqui estamos naquela fase nostálgica de avaliar o que fizemos e planejar metas para o ano seguinte. Eu, Pedro Miranda, já fiz minha listinha e compartilhei com a psicóloga. Agora é aguardar virar o ano, tentar colocar os planos em prática e fazer o check list.
Mas o negócio é o seguinte: esta última edição do ano da ‘Descentraliza’ vai voltar no tempo e entender tudo que rolou na Redação Virtual até chegarmos aqui. E temos anúncios importantes e encerramentos de ciclos a fazer. Não tô preparado, sabe? Mas bora lá relembrar?! A edição é de número 22 justamente pra gente partir pro novo ano!
A REDAÇÃO VIRTUAL SEMPRE ESTEVE E SEGUIRÁ ON
Começamos este ano com Joana Suarez anunciando novas turmas da oficina 'Jornalista Independente'. No finalzinho de fevereiro, 148 pessoas de mais de 20 cidades do país descobriram que existe jornalismo fora das redações.
Jornalismo colaborativo. E como a RV é potente, o projeto Lição de Casa, que é filho deste grupo nacional, veio com tudo em 2021. No mês de março, foi publicado o especial 'Sem Recreio', resultado do trabalho de 15 integrantes que ficaram 3 meses investigando impactos da pandemia na educação, na evasão escolar e na exploração infantil.
Oficinas. Em maio, Joana tava roteando mais uma vez e realizou a 5° edição da oficina 'Jornalista Independente'. Mais 70 pessoas passaram a integrar a Redação Virtual.
RV no Focas. Anualmente, é feita a seleção para o trainee do Estadão, e nesta edição, no mês de maio, tivemos a felicidade de ver vários colegas na lista de aprovados.
Fora Bolsonaro. Manifestações contra o governo federal foram realizadas em várias cidades do país. A galera da RV contribuiu com uma cobertura fotográfica espalhada por todo canto. Foi cada foto incrível, que resultou em um vídeo emocionante.
Olha a cobra! Como o mês de junho no Nordeste é o melhor período de festas, não íamos ficar na bad, isolados mais uma vez por conta da pandemia, e fizemos nosso arraiá virtual, e rolou muita fofoca e expectativas para o segundo semestre do ano. E planos para o São João presencial em 2022 em Campina Grande! Já separasse o dinheiro aí? Ah! Foi justamente a partir desse encontro que passei a estagiar na RV.
Encontros e freelas. No mês de julho, teve a primeira edição do 'Encontro com o Editor' na RV, com a participação de Olívia Fraga, chefe do UOL Tab. Ainda tivemos a oportunidade de participar de um bate-papo com o editor do Yahoo em um evento virtual realizado pela Énois Conteúdo.
Antes de o ano acabar, inclusive, tivemos mais um encontro desse, em dezembro, com as editoras da nova plataforma MINA. Lia Bock e Carol De Marchi conversaram com a gente para explicar o funcionamento da sugestão de pauta, remuneração e editorias do site que vai trabalhar a bandeira do bem-estar.
Descentralizando. Era preciso criar algo para divulgar as iniciativas e produções tão diversas e plurais do nosso grupo. Por quê não uma newsletter? Eis que surgiu a descolada e queridinha 'Descentraliza' em julho deste ano. Além disso, comemoramos 1 ano de existência da Redação Virtual e a chefe Joana lançou a nova marca do grupo.
Sentiu o impacto? Pois em setembro, Joana publicou um artigo na 'Diversa', newsletter da Enois, fazendo uma reflexão sobre a importância do jornalismo independente, colaborativo e descentralizado para o jornalismo brasileiro.
Mais oficina. Ainda no mês das pessoas do signo de virgem, veio o anúncio das inscrições para a 6º Edição da oficina. E diante de uma demanda contínua para assistir as aulas da oficina, no mês de novembro, o conteúdo do curso foi disponibilizado no formato gravado - os interessados podem se inscrever nos módulos avulsos e entrar para a RV, que já passa de 300 pessoas. Em outubro, a Redação Virtual conheceu a proposta doo Membership da RV, programa de membros desenvolvido por Joana durante mentoria no Fellow da ICFJ. A iniciativa tem como objetivo ajudar profissionais solos a darem os primeiros passos no jornalismo independente. A oportunidade foi pensada para o pessoal da RV.
E para fechar com chave de ouro, vai ter um encontro com a galera que faz a RV ter sentido, em uma confraternização com muita fofoca, celebração e expectativas.
VITRINE DA RV 2021
Além dos feitos coletivos da Redação Virtual, também preciso destacar as conquistas individuais dos nossos colegas dessa rede. Bruno Tadeu lançou o podcast 'Afluente'. Desde então vem arrasando em cada episódio que aborda o Norte do país em diversas perspectivas. E ele faz parte da chique rádio Guarda-chuva.
Eu, Pedro Miranda, e Jayanne Rodrigues fomos premiados no curso das Amazonas Podcast em parceria com a Abraji.
Cleberson Santos passou a integrar a equipe de jornalistas da Agência Mural. E Audryn Karolyne foi selecionada para o trainee de Jornalismo Econômico do Estadão. Larissa Burchard agora faz parte da equipe de redes sociais do Estadão.
Bibiana Maia emplacou não duas, nem três, mas seis matérias sobre a COP 26 na CNN de uma vez esse ano.
Ariel Bentes e Jullie Pereira, foram contempladas no 3º Edital de Jornalismo de Educação da Jeduca. E vem matéria boa de educação no Norte do país aí ano que vem!
Se pudéssemos destacar alguém que mais fez especiais nessa RV, o nome seria Jean Albuquerque. Ao longo do ano ele escreveu várias reportagens para o UOL Tab, e uma delas está há mais de quatro meses na home do site: 'Casa escavada com colher de pedreiro por idosas segue assombrando vizinhos'.
Essas foram só algumas das conquistas, publicações, premiações e projetos da galera da Redação Virtual em 2021. Se fosse pra listar tudo, seria necessário umas cinco Newsletters.
UMA PAUSA NÃO É O FIM
O Membership da RV não será mais realizado no primeiro semestre de 2022. A gente sabe da importância do projeto e temos muito respeito pelas dezenas de inscritos, mas Joana vai precisar colocá-lo na gaveta até conseguir mais apoios financeiro e profissional.
Ela entendeu que neste momento o projeto não seria viável por demandar bastante tempo e dedicação, e por não ser um modelo sustentável ainda com o número de inscritos. Mas deixa muito claro que segue acreditando na proposta, "até porque foi pensada com muito carinho, estudo e pesquisa".
2022 preparou caminhos diferentes para Joana Suarez e Fábio Bispo (que seria parceiro dela nisto), e sobrecarregá-los nunca foi o objetivo do programa. O projeto Membership da RV deve retornar em breve, uma nova data para iniciar o projeto piloto será anunciada, acreditem!
E nem se engane porque a Redação Virtual segue firme e forte com todo mundo alinhado, conversando e se ajudando para pensar em outras iniciativas. Inclusive, a RV rendeu bastante frutos ao longo de 2021. Ano que vem vamos botar a cara no sol e repetir o feito!
A DESCENTRALIZA VAI FICAR OFF
Durante seis meses, a Descentraliza foi feita por nós: Joana Suarez, Ana Beatriz Caldas, Ingrid Figueirêdo, Laura Machado, Jeniffer Oliveira, Alinne Castelo Branco, Jayanne Rodrigues, Anna Beatriz Lima, Beatriz de Aquino, Ígor Passarini, Samara Wobeto, Sthephanie Araújo e eu, Pedro Miranda.
A ideia sempre foi valorizar o trabalho dos profissionais que fazem parte da Redação Virtual e oferecer aos leitores conteúdo diverso em formatos, linguagens e brasis. Entendemos que foi um projeto que deu muito certo, e posso falar em nome de todos que foi uma experiência incrível. Mas vamos encerrar por aqui e, a partir de janeiro, a produção desta newsletter será repensada.
Novos rumos foram cruzando a nossa rotina, e de maneira alguma queremos que essa curadoria venha se tornar um fardo na vida da gente, principalmente por ser um trabalho totalmente voluntário.
É como canta Cássia Eller na música Por Enquanto, "o pra sempre, sempre acaba", e a Descentraliza cumpriu o papel dela. Agradecemos demais a você que nos acompanhou até aqui. O sentimento é de dever cumprido!
~
Então, é isso! Depois de uma edição cheia de memórias e sentimentos, chegamos ao fim com o desejo de um 2022 bem melhor para todos nós. Espero que ano que vem a gente possa desfrutar de mais dias de respiro enquanto cidadãos brasileiros. Sabemos que será um ciclo complexo, com eleições, variantes da covid, mas continuaremos juntos para vencer os obstáculos que virão.
Boas festas e Feliz Ano Novo!
Cheiros,
Pedro Miranda (e Joana Suarez na edição, nos desejos, e assinando tudo embaixo)
Para conferir nossas edições anteriores, clique aqui.
Siga a gente no Instagram e no LinkedIn.
Recebeu esse material de alguém? Assine a newsletter e amplie o olhar e a pauta pelo mapa brasileiro com os jornalistas da RV.