Projetos e reportagens importantes para ler e acompanhar
Edição n.º 3 | A newsletter de hoje traz uma coletânea da última semana com Olimpíadas, Dia da Mulher Negra e oportunidade internacional; Leiturinha ligeiríssima pro cê não arredar o pé daqui
E aí pessoal, como cês tão? Agora é a hora que cê pega seu chá e vem começar o dia comigo porque a Newsletter desta semana tá carregadíssima! Eu sou Stéphanie Araújo, estudante de jornalismo curitibana que reside em Goiás, mas com um pézin em Minas e Pernambuco, então não repara a mescla de sotaque que é de todo canto.
Hoje vou dar mais uma viajada e te mostrar uma seleçãozinha do que rolou de matérias e conversas na nossa rede. Vem comigo e Descentraliza!
RV TÁ ON
Pra gente começar, vamos para o Nordeste com a matéria da pernambucana Mariama Correia: “Mesmo com crise na saúde, pauta antiaborto avança de maneira acelerada no Congresso”. Publicada pela Agência Pública, a matéria aborda o andamento da pauta antiaborto na política brasileira com a 14ª Marcha pela Vida e um projeto do Ministério da Mulher, Família e Direitos para a criação do ‘Dia Nacional do Nascituro e de Conscientização dos Riscos do Aborto’. Assunto importantíssimo para ficar de olho e acompanhar o desenrolar.
Entre a galera sudestina da RV, de São Paulo, Carina Gonçalves fez uma matéria no UOL, em colaboração para a Tilt, “Tecnologia não é pensada para idosos? Aqui estão 4 recursos que dão uma mão”. Na publicação, ela traz um pouco sobre os novos hábitos da terceira idade que está cada dia mais antenada com as novas tecnologias.
OFF: A RV nunca falha quando alguém pede ajuda. Nessa matéria, Carina recebeu uma mãozinha da Livia Delunardo e do Pedro Rafael, que estão no nosso time, para o contato das vovós incríveis que foram entrevistadas.
E quem aí está em clima de Olimpíada? Na Redação Virtual temos um grupo separado de fofocas que não fala de outra coisa que não seja os bastidores dos jogos! Mas temos reportagens esportivas entre os nossos integrantes também. Cléberson Santos publicou a reportagem “Fofão e Servílio de Oliveira relembram origem nas periferias antes de virarem lendas olímpicas” na Agência Mural. O texto, que também conta com episódio no podcast Próxima Parada, é apenas o primeiro de três matérias sobre os atletas de origem periférica que estão quebrando tudo em Tóquio este ano. Nada melhor do que saber da história que tem por trás de cada competidor, né mesmo?
No último domingo, tivemos o Dia da Mulher Latina e Caribenha. Uma reportagem especial de Schirlei Alves publicada no Portal Catarinas saiu nesse dia 25 de julho sobre a transformação política que grandes mulheres negras, como Marielle e Antonieta, causaram na política brasileira e a importância dessa representatividade.
É O PIPOCO!
Esse povo não descansa jamais! Claudia Aguilla contou pra gente do seu projeto chamado Pará Ver-O Peso que uma Imagem Tem, que reúne 55 grandes fotógrafos e fotógrafas paraenses juntamente com o Sindicato dos Jornalistas do Pará. A galera doou 127 obras para venda e criação de um Fundo Solidário em prol dos jornalistas que estão desempregados ou passando por dificuldades por conta da Covid-19. O projeto começou em maio e vai até o dia 17 de agosto, então corre que ainda dá tempo de comprar uma foto e ajudar nessa causa. Além disso, rolam algumas lives e outras ações incríveis.
“Lhe digo que isso não teria sido possível sem o impulso que recebi a partir do curso (oficina Jornalista Independente). Mais do que o conteúdo absorvido, para mim a atitude de me fez perceber que podemos sair do nosso confortável quadrado. Já vendemos quase 50 fotos e temos 9 jornalistas inscritos para receber os recursos do Fundo"
- Cláudia Aguilla sobre o impulso que a RV deu para essa empreitada.
ZAPEANDO…
Olha, minha gente, o que não tá faltando é oportunidade sendo anunciada no grupo da RV, então se liga nestas dicas que selecionei:
Essa é pra galera que se formou recentemente, hein! Estudantes de jornalismo e profissionais recém-graduados podem se inscrever na formação gratuita que o Lab Nexo e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lançaram com ênfase na cobertura de temas associados ao impacto das desigualdades sociais na primeira infância e as inscrições vão só até dia 01/08.
Pra quem tá procurando uma parada internacional, até o dia 17 de agosto está aberta a application de bolsas de estudo para participar da 12th Global Investigative Journalism Conference (Online), que será realizada em novembro deste ano. Como o rolê custa 100 dólares a entrada, por cinco dias de programação, eles estão oferecendo essas bolsas para jornalistas em países em desenvolvimento e em transição. Então se você curte jornalismo investigativo e não têm grana pra bancar, essa é a hora!
Por hoje é isso daí, galera… espero que tenham curtido a curadoria. A Redação Virtual agora tem uma página no Linkedin, segue a gente lá e no e insta para mais dicas, curiosidades e discussões, beleza?
Até mais,
Stéphanie.
Recebeu esse material de alguém? Assine a newsletter e receba uma seleção de conteúdos diversos da nossa Redação Virtual para ampliar o olhar e a pauta pelo mapa brasileiro.
Para conferir nossas edições anteriores, clique aqui.
Siga a gente no Instagram.