Cinco videorreportagens sobre a educação de jovens na pandemia pra te emocionar
Edição n° 13 | Jornalistas da RV e do projeto Lição de Casa fizeram uma produção em cada região do país para a Jeduca e a gente te conta bastidores;
Que bom que tu assinas a Descentraliza e pode ficar informado por aqui, porque se ficar dependendo do Zuck… a gente tá lascado!
E aí, como você está? Espero que esteja bem, na medida do possível! Eu sou Pedro Miranda, pernambucano da cidade onde nasceu Geraldo Azevedo, a ribeirinha Petrolina. Esta semana fiquei com a prova do líder que é escrever a edição da Descentraliza. Pense no nervosismo! Mas bora lá que nessa Redação Virtual o que não falta é conteúdo, nem talento.
Quer prova disso? Pois já dá pra conferir os cinco episódios da série de videorreportagens exibidas no Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca sobre 'Jovens na Pandemia'. Nossa coordenadora Joana Suarez indicou uma repórter da RV e do Lição de Casa de cada região brasileira para essa colaboração freelancer, com produção, coordenação e edição da Jeduca.
Luiza Nobre, no Norte, Bibiana Maia, no Sudeste, Stephanie Araújo, no Centro-oeste, Emilene Lopes, no Sul, e Victoria Alvares, no Nordeste, mostram as desigualdades e diversas questões relacionadas à educação que envolvem a juventude do nosso país.
Uma oportunidade massa, claramente! Lembrando que o Lição de Casa é um projeto desenvolvido desde julho de 2020 por jornalistas da RV que se juntaram para cobrir os impactos da pandemia na educação. Saiba mais em licaodecasa.org.
OFF: Stephanie Araújo ficou com a pauta sobre ‘Negros e o Enem’ e precisou andar mais do que planejava para encontrar personagens ideais para a reportagem. Por fazer parte da nova geração de jornalistas que consegue achar fontes na rede, ela lembra que a situação a tirou da zona de conforto, "nada se compara a sair na rua". E avisa aos inciantes: "boas histórias, muitas vezes, você só encontra fora da internet".
Mas quem dera esse tenha sido o único desafio para fazer a videorreportagem. Stephanie se viu de frente mais uma vez com o racismo e topou com gente que não acredita no preconceito. Em conversas com diretores e coordenadores das escolas, chegou a ouvir de um deles que era estúpido da parte dela estar procurando estudantes negros. Outro aumentou o tom de voz e a questionou: "Você acha que eu não sou negro? No Brasil todos nós somos negros!", lembra Stephanie.
O lado bom é que mesmo com o caminho marcado por alguns espinhos, ela pôde experimentar a doçura de ser a inspiração de uma das estudantes. Ao ser perguntada sobre como era ser mulher negra na universidade e contar que usava o cabelo natural (crespo e black) para trabalhar e estudar, Stephanie testemunhou o olho da jovem brilhar.
Tem coisa melhor que saber dos bastidores de uma reportagem? Não tem, minha gente! Ainda bem que deu tudo certo, Stephanie! Imagina o OFF das outras reportagens? É assunto pra mais de uma edição.
RV TÁ ON
Vamos de pautas de gênero hoje, porque a RV tá muito 'on' nisso! Começamos com um tema que, pra muitas pessoas, pode ser besteira, mas infelizmente causa um impacto muito grande na autoestima das mulheres: chamá-las de bravas e nervosas, principalmente no trabalho. A ex-foca do Estadão Larissa Burchard, de São Borja, no Sul do país, se aprofundou na questão. Vale a leitura e quem sabe aquela compartilhada nos grupos aí pra ver se rola uma conscientização.
Discutir aborto no Brasil gera uma polêmica sem precedentes, né? Mas, para destacar a atuação de quem faz a diferença e contribui para a redução de morte de mulheres por esse motivo no Brasil, Joana Suarez escreveu para a revista AzMina sobre a trajetória da pernambucanae Paula Viana, que é enfermeira, parteira e ativista pelo aborto de forma segura. Há quatro décadas, ela, junto de outras profissionais no Grupo Curumim, ajudam e garantem o procedimento legal a várias mulheres pelo país.
E durante a pandemia uma modalidade que ganhou espaço nas nossas vidas foi a telemedicina. Diante dessa expansão, a estudante de jornalismo Caroline Guarnieri colaborou em uma matéria da revista Cláudia para entender as vantagens e desafios que a ferramenta traz no acompanhamento da saúde feminina. A reportagem aborda a agilidade no atendimento e conforto que algumas mulheres sentiram de serem atendidas virtualmente, em um contexto no qual o simples acesso a consultas no país ainda é precário.
É tão impressionante a quantidade de produções que os integrantes da RV entregam diariamente sobre o Brasil todinho, que só fazendo parte do grupo pra ver. Falando nisso, não custa lembrar que as inscrições pra sexta edição da Oficina Jornalista Independente, que dá acesso à Redação Virtual, estão abertas só até o próximo dia 11/10. Cuida que as vagas estão acabando, visse!
É O PIPOCO
Gosta de crônicas? Eu particularmente adoro! O jornalista Marcos André Lessa tem um podcast sobre cronistas brasileiros, o 'Situação Crônica'. No mais recente episódio ele fala sobre 'Ivan Lessa, o brasileiro impaciente'. É aquele tipo de conteúdo que você dá um play para um respiro no dia a dia, e como o próprio Marcos define, "uma porta de entrada para a leitura".
No modo literatura, a sergipana e estudante de jornalismo Yara Lima também está com a missão de incluir mais pessoas no universo da leitura. Na página 'A Estante da Sereia' ela indica livros, séries, faz reflexões e resenhas de produções que contemplou. Uma satisfação para quem gosta de se perder nos versos de uma boa obra literária!
ZAPEANDO
Hoje a sessão está em uma vibe 'dicas de emprego'. Como estamos no início do mês é bom trazer oportunidades, né? Presta atenção que se não servir pra você é só indicar para as amizades.
O EL País está em busca de um SEO para atuar na coordenação de distribuição de conteúdo, audiência e novas mídias. O candidato ou candidata deve ser formado em jornalismo e ter conhecimento de espanhol, pois participará de reuniões virtuais com a equipe da Espanha. Manda inbox para a diretora do EL País no Linkedin!
Atenção aos assessores de plantão! A Interface Comunicação está oferecendo uma oportunidade para assessoria de imprensa e relações com a mídia, viu? São 8h por dia no modelo híbrido para profissionais com mais de 5 anos de experiência. Prepara o currículo e envia porque esse pode ser o seu momento!
Vou ficando por aqui! Foi um prazer estar com contigo durante esses minutinhos. Espero que tenha gostado e clicado em cada link que botei aí em cima.
PS: A esperança é que essa edição tenha chegado ao seu e-mail e as redes continuem de pé, porque preciso visitar muitos lugares e publicar as fotos no Instagram como a gente fazia antigamente (até ontem)…
Abraço!
Para conferir nossas edições anteriores, clique aqui.
Siga a gente no Instagram e no LinkedIn.
Recebeu esse material de alguém? Assine a newsletter e amplie o olhar e a pauta pelo mapa brasileiro com os jornalistas da RV.